Projeto Xadrez

OPORTUNIDADE DE UM NOVO MUNDO

Texto: Rodrigo Germano Rodrigues

Revisão: Alessandra Gama

Muitas crianças e jovens, não têm opções do que fazer no sábado pela manhã. É dia de ficar na frente da TV, do vídeo game ou na rua. Certo? Errado!

Essa não é mais a realidade das crianças e dos jovens assistidos pelo Projeto Xadrez , no Distrito Federal. Para eles, sábado é dia de jogar xadrez.

O Projeto Xadrez reúne, semanalmente, 20 aprendizes do jogo de tabuleiro no conjunto 10 da QR 121, em Samambaia, DF.

São crianças, adolescentes e jovens, de 6 a 20 anos, que a partir das 10h da manhã, chegam ao conjunto prontos para aprender as técnicas dos instrutores. E como verdadeiros reis, driblam as torres da preguiça e dão um xeque-mate na violência, no desrespeito e nas drogas.

Com a ajuda de um amigo que trabalhava nas ruas como gari, o João de Deus, Adriano Batista dos Santos, idealizador do Projeto Xadrez, aprendeu o jogo aos 11 anos. De lá pra cá, Adriano resolveu passar pra frente aquilo que lhe fez ser mais inteligente . Juntava as crianças da rua que ficavam ociosas e a mercê da violência e, na calçada, lhes ensinou a arte de fortalecer a mente, lhes deu esperança.

“A falta de esporte e lazer na comunidade, é um dos motivos que causa a violência, portanto o Projeto tem o objetivo de ensinar e estimular a prática do xadrez nesta região. Xadrez, esporte intelectual, que é rico em benefícios para o praticante e para a comunidade, pois forma cidadãos inteligentes”, defende Adriano.

Hoje, os aprendizes se espremem nas sombras da rua e dividem os oito tabuleiros do conjunto, seis confeccionados por eles, que colocaram as mãos na massa e montaram inclusive as peças.

A Morart Materiais de Construção apóia jovens como Adriano e seus aprendizes, que vêem nos pequenos gestos, grandes oportunidades de promover um novo mundo, longe do medo da violência e do caos das drogas.

O Projeto promove ainda torneios entre os alunos e a Morart participa com a doação de brindes e prêmios para os campeões.

As aulas acontecem todo sábado, das 10 h às 11h, gratuitamente.

Para saber mais informações sobre o Projeto e como ajudar, os números de contato são: (61) 3359 7712 / (61) 3459 5105 / (61) 9133-3661

Adriano conta com uma equipe de especialistas no jogo e na vida, optaram por promover o ser humano. São eles: Waslacy Soares, 21 anos; Júlio de Souza, 17 anos; Marcos de Paiva, 19 anos; e Rodrigo Rodrigues, 21 anos todos instrutores. Um coordenador de equipe, Bonfim da Silva, 20 anos e ainda um colaborador e conselheiro tutelar, Sr.Israel.

Participe com a Morart deste Projeto. Fale conosco! Aumente esta corrente do amor.

 

Copyright 2008 - todos os direitos reservados a MORART.

Desenvolvido por: JDmidia