De Polietileno: são leves e resistentes ao desgaste e a corrosão. Prático processo de fechamento que dispensa acessórios, basta pressionar a tampa e a caixa com as duas mãos nas regiões próximas as laterais, para se obter um perfeito fechamento.

Uma grande facilidade de manuseio e fechamento. Possuem dupla camada de proteção contra os raios ultravioletas e não permite acúmulo de impurezas que possam comprometer a qualidade da água.

De Fibrocimento: são constituídas basicamente por cimento e fibras de amianto. São fabricadas para atender a armazenamento de volumes de água potável que vão de 250 a 1000 litros. O peso destas caixas é um fator limitante para a produção de caixas de maior capacidade de armazenamento, visto que o transporte até o local de instalação seria muito difícil.

Estes componentes têm presença maciça nos lares brasileiros, sendo a razão para esta ocorrência a inexistência até bem pouco tempo atrás, de outras caixas constituídas por materiais diferentes que não o fibrocimento. No entanto, a liderança de mercado das caixas de fibrocimento começa a ser abalada com a chegada das caixas de "plástico" (polietileno).

Como limpar minha caixa D’água?
Para lavar sua caixa dágua separe
1 balde
2 panos limpos
1 esponja ou escova (não pode ser de aço)
1 colher de sopa
1 pá de plástico com água sanitária
Obs.: todos os materiais devem estar limpos.
 

Não use sabão ou detergente
Procedimentos para lavagem
Um dia antes de realizar a lavagem feche o registro de entrada ou amarre a bóia da caixa. Com isto, você poderá gastar a água até a quantidade necessária para limpeza. Não jogue água fora. Evite o desperdício. Reserve um palmo de água na caixa e feche a saída com um tampão ou pano. Lave as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova. Abra a saída da caixa para que escorra a água da lavagem. Com o auxílio de um balde e uma pá de plástico retire a água e os resíduos que sobrarem. Abra o registro de entrada de água e encha a caixa até a metade de sua capacidade. Feche novamente o registro e também a saída da caixa. Adicione água sanitária conforme a tabela abaixo. Com um pano ou escova lave outra vez as paredes.

Quantidade de água sanitária
1000 litros 20 colheres de sopa
500 litros10 colheres de sopa
250 litros5 colheres de sopa.

Abra a saída da caixa e as torneiras da casa, deixando toda a água sair.

Sugestão: Guarde esta água em baldes para lavar pisos e calçadas. Lave a tampa da caixa com água corrente e coloque-a no lugar para evitar a entrada de insetos, pequenos animais e sujeira. Anote a data da lavagem para repetir a limpeza após seis meses. Abra as torneiras até que a água comece a sair, evitando o acúmulo de ar no encanamento da casa.

Abra o registro de entrada de água e deixe a caixa encher. Toda caixa de água deve ser limpa e desinfetada em média de 06 em 06 meses. Isso é uma garantia de proteção da água que chega devidamente tratada para o consumo.

Copyright 2008 - todos os direitos reservados a MORART.

Desenvolvido por: JDmidia